A manutenção do ar-condicionado evita transtornos principalmente à saúde e ao próprio equipamento, que sofre maior desgaste quando não recebe a manutenção necessária.

A principal finalidade do ar-condicionado é oferecer conforto térmico a quem permanece no ambiente ou a equipamentos que precisam manter uma determinada temperatura para seu bom funcionamento, devido à alta produção de potência dissipada de calor, como servidores de redes de computadores.

A manutenção de ar-condicionados se divide em duas etapas:

1. Manutenção preventiva de ar-condicionado

Manutenção preventiva de ar-condicionado, de acordo com o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), conforme legislação em vigência e portaria 3.523 do Ministério da Saúde, que garante um ar-condicionado com qualidade de uso e sem riscos à saúde.

Uma manutenção preventiva efetuada por técnicos especializados garante uma boa qualidade do ar interno, ótimo rendimento de climatização, aumenta a vida útil do equipamento e evita o consumo excessivo de energia elétrica.

Planos de manutenção preventiva para ar-condicionado split.

  • Limpeza dos filtros e da evaporadora.
  • Limpeza externa e interna da condensadora.
  • Testes de pressão.
  • Testes SA (superaquecimento).
  • Testes do circuito elétrico.
  • Limpeza do sistema de ar-condicionado.

O contrato de manutenção preventiva de ar-condicionado pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Retiramos e entregamos no local.

2. Manutenção corretiva de ar-condicionado

É o processo de análise técnica mais detalhada por motivos de uma parada no funcionamento do equipamento. Muitas vezes a falta da manutenção preventiva faz com que isto aconteça com mais frequência, pelo equipamento mal conservado por muito tempo.