Quando se fala em decoração, além das tendências da mídia que cobre a área, existem as tendências espontâneas, que são orientadas pelas necessidades do momento.
Há algumas décadas não era comum termos plantas vivas dentro de casa. Quando a gente queria curtir a natureza, relaxar, ia passear. Aliás, passear era regra no tempo livre. Hoje, as pessoas estão mais recolhidas em casa, tendo acesso a entretenimento e interação com quem quiser na tela do computador. Hoje, relaxar é curtir o lar.
Esse recolhimento criou novas demandas ligadas à necessidade de se sentir bem. Casas mais claras, mais coloridas, mais leves. É aí que as plantas entram como uma grande tendência espontânea do design de interiores.
E esse bem-estar não está apenas ligado ao alívio visual. Também é conhecido que as plantas melhoram a qualidade do ar em ambientes internos.
As plantas não apenas diminuem os níveis de concentração de gás carbônico, como filtram do ar elementos químicos nocivos à saúde. Escritórios de trabalho com plantas na ambientação do espaço podem ter os níveis de CO² reduzidos em 25%. Pesquisas apontam que as plantas podem reduzir o estresse e sentimentos de negatividade em até 40% no ambiente de trabalho.
E melhora ainda mais quando você junta a ideia de trazer o verde para dentro de casa com a ideia de decorar e embelezar o ambiente. De violetas a figueiras, vale tudo. Quanto mais exuberante a planta, mais despojado e convidativo o ambiente.