Usado em épocas de calor ou mesmo no frio (com a função de aquecimento), o ar-condicionado pode ser encontrado com diversas capacidades e tecnologias, sendo um dos aparelhos mais utilizados nas residências e empresas. Seu uso traz benefícios para a produtividade e a saúde. Toda essa importância vem com o desafio de evitar o consumo desnecessário de energia elétrica e aproveitar ao máximo os benefícios que o ar-condicionado proporciona ao seu dia a dia, sem que isso vá de encontro ao orçamento mensal.
Aprenda a melhorar a eficiência energética da sua casa com pequenas mudanças de hábito.
Porém, muitas pessoas cometem erros quando tentam economizar na conta de energia elétrica. De acordo com o Agência de Recursos Naturais e Energia, cerca de 58% de nossas despesas com energia elétrica no verão provêm do uso de ar-condicionado. Entretanto, é possível diminuir as despesas utilizando o ar-condicionado de forma mais eficiente.
Veja as dicas a seguir:
Capacidade ideal
Ao escolher o aparelho de ar-condicionado, muitas pessoas optam por aqueles que têm um valor menor no mercado, não levando em conta a demanda do ambiente em que ele será instalado.
Comprar um aparelho de menor preço, mas abaixo da capacidade ideal para o lugar onde ele será usado irá comprometer a sua eficiência e o aparelho será obrigado a utilizar toda a sua potência, causando maior consumo de energia.
Veja dicas de como acertar na compra do seu equipamento de ar condicionado.
Manutenção preventiva
Todos os equipamentos necessitam de manutenções preventivas a fim de evitar quaisquer imprevistos ou riscos à saúde da sua família ou funcionários. No caso do ar-condicionado, além de prolongar sua vida útil, isso garante maior economia de energia.
Instalação
Quando colocado em um local inapropriado, o consumo de energia pode aumentar em até 20%. O mais indicado é que não fique em locais muito quentes, como em paredes expostas ao sol ou próximo a aparelhos que emitem calor, a fim de evitar que o motor superaqueça.
A escolha do local que não interfira na decoração também pode contribuir com a qualidade do ambiente.
Temperatura adequada
Mantenha o ar-condicionado sempre regulado a fim de manter a temperatura o mais confortável possível. Quanto menor a temperatura desejada, maior será o gasto de energia. Portanto, controle a temperatura de forma inteligente, para ter conforto térmico sem desperdício.
Deixe o quarto ventilado antes de ligar o ar-condicionado
Não é aconselhável você ligar o ar-condicionado em um ambiente pouco ventilado, pois a qualidade do ar não será boa. Por isso, é preferível abrir as janelas e esperar um pouco para que o ar circule dentro do ambiente.
Não fique desligando e ligando o ar frequentemente
Cada vez que o ar-condicionado é ligado, ele consome mais energia. Se você desligar o aparelho quando achar conveniente, ele será forçado a gastar mais energia quando for ligada novamente.
Por isso, em vez desligar e religar o aparelho, diminua a força do ar e a temperatura. Uma boa sugestão é deixar o aparelho no modo automático.
Deixe a direção do vento na horizontal
Como o ar frio é mais pesado, ele se movimenta para baixo. Se a direção do vento for para cima, o ar circula melhor, resfriando o local por inteiro.
Saiba como utilizar o modo de desumidificação
A diferença básica entre o modo de resfriamento e desumidificação é que o resfriamento prioriza a diminuição da temperatura, e a desumidificação diminui a umidade sem baixar a temperatura.
Utilizando os modos corretamente
- Em dias frios de forte chuva, é melhor utilizar o modo de desumidificação por reaquecimento (é interessante saber que ao diminuir 15% da umidade do ar, diminui-se também 1ºC).
- Em dias muito quentes, é melhor utilizar o resfriamento.
- Em dias não tão quentes, recomenda-se o uso da desumidificação por resfriamento fraco.
Limpe os filtros regularmente
É importante limpar os filtros pelo menos 1 vez a cada 2 semanas. Quanto mais tempo o ar-condicionado ficar ligado, mais poeira pode entrar no aparelho e sujar os filtros, impedindo o ar-condicionado de funcionar em sua máxima eficiência.
Utilize o timer ou o modo automático quando for dormir
Quando for dormir com o ar ligado, é importante não baixar demais a temperatura pré-definida. Em dias frescos, ajuste o timer para 30 minutos, e em dias quentes para 2 horas.
Você pode utilizar também o modo automático para dormir. Isto permite que a pessoa tenha uma ótima noite de sono enquanto consegue economizar um pouco.
Utilizar ventiladores ou circuladores de ar
Como o ar frio tende a ir para baixo, muitas pessoas reclamam que apenas suas pernas e pés estão gelados e seu corpo continua quente.
Isso acontece porque o ar não está circulando devidamente. Por isso é bom utilizar um ventilador juntamente com o ar-condicionado para deixar o ar circulando. Uma dica é deixar o ventilador virado para cima.