No Japão, o verão ocorre de junho a setembro, época em que ouve-se muito falar do netchusho (熱中症). Trata-se de um conjunto de sintomas que nosso corpo apresenta quando ficamos expostos ao calor e umidade intensos. O verão é uma época de diversão em praias e rios, mas nos dias normais de trabalho ou estudo, não devemos abrir mão de certos cuidados com o nosso organismo.
Variações no ambiente, condição física e atividades realizadas causam um desequilíbrio no organismo. A alta temperatura, umidade, raios solares, falta de ventilação e ar-condicionado em lugares fechados, impedem que o controle do calor interno libere isso através da transpiração. Idosos, crianças, obesos, pessoas com problemas psiquiátricos e de nutrição são os mais afetados.
Como prevenir?
- use roupas mais leves;
- aproveite a sombra das árvores;
- use sombrinhas e chapéus;
- hidrate-se, repondo líquidos.
Não tente suportar o calor intenso de forma brusca. O corpo irá se adaptando às altas temperaturas do verão aos poucos. Procure sempre verificar a temperatura ambiente usando um termômetro apropriado. Os cuidados devem ser redobrados caso as condições físicas não estejam normais.
Como proceder ao apresentar os sintomas?
- procure abrigo em local arejado e com ar- condicionado;
- abra alguns botões da camisa próximo ao pescoço e retire a gravata ou paletó;
- resfrie regiões onde correm artérias, como em ambos os lados do pescoço, nas axilas e virilha;
- borrife água e faça vento em direção ao corpo usando leque ou ventilador;
- tome bebidas com a composição semelhante ao soro caseiro, desde que tenha um pouco de sal;
- evite a ingestão de líquidos se a pessoa estiver com vômito, pois poderá entrar nas vias respiratórias.
Se o quadro for mais grave, em que a pessoa esteja inconsciente, chame prontamente uma ambulância para que receba atendimento médico.