Cuidados com a qualidade do ambiente de trabalho

O tempo que você passa sentado no local de trabalho, além de cansativo, pode causar problemas de saúde.

Veja também: Como harmonizar o ar-condicionado com a decoração

Ilustração: trabalhador na mesa de escritório

Empresas investem cada vez mais em ambientes para descontrair, interagir com colegas e mudar de posição dentro do escritório. Este investimento sinaliza mudança em busca de mais equilíbrio entre vida e profissão.

Ilustração: escritório

A arquitetura e a decoração têm papel importante, projetando espaços que sejam capazes de criar sensações, motivações e contribuir positivamente na qualidade de vida do trabalhador. Por esse poder inspirador que o ambiente de trabalho tem, os projetos devem materializar muito bem a alma das empresas.

É importante que esteja clara a intenção da organização em ter uma área de descompressão, coerente com a cultura e a linguagem que o empresário deseja comunicar. Empresas com horário rígido e uma cultura inflexível devem ficar atentas ao tempo que os funcionários terão para usufruir do local, além do nível de ruído que cada atividade incluída na área de descompressão gera.

As soluções podem ser mais simples do que parece, como uma copa com café e mesa acolhedora, ou mesas de jogos, futtons para descanso, estudo e relaxamento. Em algumas empresas há possibilidade de utilização de jardins e áreas externas que são muito aconchegantes, quando bem planejados.

Uma dica que nós já postamos aqui é que você pode usar plantas vivas na decoração.

Foto: copa aconchegante

O cuidado com os funcionários é essencial para reter talentos. Para a nova geração que entra no mercado, a qualidade do ambiente conta muito na escolha de onde se deseja trabalhar. Empresas que entendem essas preocupações terão os melhores profissionais à sua disposição.