Limpeza e higienização do carro evitam doenças respiratórias

Como você faz a limpeza do seu carro? Dá aquela lavada e retira a sujeira do interior do veículo? Será que só isso basta?

Manter a higienização do carro em dia é fundamental não só para o seu conforto, mas é também uma questão de saúde. Além de retirar a sujeira aparente, bancos, carpetes e tapetes também devem passar por um processo de higienização.

Existe uma grande quantidade de bactérias e fungos vivendo dentro do seu carro, no tapete, no painel e até mesmo na maçaneta! As moscas podem veicular parasitas e os ácaros também podem ocasionar problemas respiratórios.

fungos

Para proteger a saúde de todos os usuários, o carro deve estar sempre arejado e higienizado. A lavagem deve ser feita no mínimo de 15 em 15 dias.

limpeza do painel do carro

Limpe o painel com um pano limpo e úmido.

tapete de carro

Lave tapetes de borracha com água e sabão. Para tapetes do tipo carpete, basta uma escova úmida.

limpeza do vidro do carro

Limpe os vidros com um pano limpo e produtos adequados, como cristalizador de vidro. Finalize aplicando um antiembaçante, para manter a visibilidade em caso de chuva.

limpeza do estofamento do carro

Evite usar água diretamente nos estofamentos. Em caso de sujeira pesada, use um pano úmido com detergente. Em bancos de couro, basta um pano seco e macio.

aspirador de pó no carro

Aspire todo o interior do carro e aplique produtos fungicidas em todas as áreas.

Dica: tenha um frasco de álcool gel no porta-luvas. É muito prático de usar e útil.

Evite comer dentro do carro. Restos de alimentos e outras sujeiras podem funcionar como alimento de fungos e bactérias, aumentando ainda mais o risco de doenças.

O número de parasitas que podem permanecer dentro do carro é muito grande. Por exemplo, pulgas podem ficar até dois meses em jejum. A falta de higienização do automóvel pode causar doenças respiratórias como bronquite e asma… O carro deve estar sempre arejado e higienizado, a lavagem deve ser feita no mínimo de 15 em 15 dias.

— Gilda Barbosa, especializada em parasitologia, em Portal Extra - De carona com elas, 26/10/2016

Certos tipos de sujeira podem requerer cuidados especiais. No caso de sujeira líquida (bebidas ou até mesmo urina de animais de estimação) é necessário que o veículo seja levado a um serviço especializado porque esse tipo de sujeira penetra no tecido, sendo mais difícil de remover.

Malefícios da fumaça do cigarro

Nunca fume dentro do carro!

As partículas de gases da fumaça se depositam nos bancos e painéis do carro, permanecendo ainda por mais tempo no interior do veículo. Além de fazer mal para o próprio fumante, as toxinas que circulam prejudicam a saúde de toda a família.

Não fume!

Além disso, fumar dentro do carro pode ser considerado infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Embora o texto não aborde o assunto diretamente, o artigo 252 prevê que o motorista deve sempre manter as duas mãos no volante, exceto apenas para mudar de marcha ou acionar algum equipamento do veículo. O motorista pode receber multa de R$ 85,13 e quatro pontos na habilitação por estar com uma das mãos fora do volante para segurar o cigarro.

Limpeza do sistema de ar

Bactérias e fungos costumam ficar nessa parte do veículo, de modo que a revisão periódica do sistema de ar condicionado também é indispensável.

O filtro de ar tem a função de reter impurezas, devendo ser trocado a cada revisão do carro. Quando leva muito tempo para ser substituído, a sujeira entra no sistema de ar. A tubulação de ar também precisa ser limpa com frequência, pois parte da sujeira pode passar direto pelo filtro.

Sistema de ar do carro

É recomendado limpar o filtro de ar, no mínimo, uma vez ao ano para evitar intoxicações e, se estiver alguém doente dentro do carro, abrir as janelas para circular o ar e não haver concentração de vírus e bactérias.