Manutenção do ar-condicionado e da caixa d'água

A JHS oferece um serviço profissional de manutenção de ar-condicionados. Não fazemos limpeza de caixa d’água. Por isso resolvemos dar algumas dicas de como você deve fazer a limpeza da sua caixa d’água.

A falta de limpeza nas caixas d’água, tanto quando os aparelhos de ar-condicionado, pode aumentar as doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas. É importante estar atento a estes locais para preservar sua saúde.

O ar-condicionado filtra e resfria o ar em ambientes fechados. Para realizar a limpeza dos aparelhos portáteis é necessário retirar o filtro e a gaveta mensalmente, remover a poeira acumulada com o auxilio de um aspirador de pó e lavá-los com água corrente. A limpeza dos aparelhos que utilizam dutos para saída do ar condicionado, como tem, por exemplo, nos shoppings, deve ser realizada duas vezes ao ano por empresas especializadas, que utilizam produtos específicos para eliminar toda a sujeira existente.

Limpeza de caixa d’água

No caso das caixas d’água, a limpeza e a manutenção são extremamente importantes para evitar a reprodução de vermes e parasitas responsáveis por diversas doenças como, por exemplo, hepatites (A e E), leptospirose, entre outras. A limpeza e higienização das caixas d’água deve ocorrer, no mínimo, duas vezes ao ano. Para executar a limpeza, siga os passos determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

Instruções de limpeza da caixa d’água
  1. Feche o registro, retire toda a água da caixa d’água.
  2. Feche a saída de água da caixa d’água.
  3. Retire a sujeira.
  4. Lave as paredes e o fundo da caixa d’água com água e sabão. Os utensílios, como vassoura, escova, rodo e pano, devem ser de uso exclusivo.
  5. Abra a saída de água e retire todo o sabão com água corrente.
  6. Feche a saída de água.
  7. Prepare a solução desinfetante, diluindo 1 litro de água sanitária em 5 litros de água. Este volume é apropriado para uma caixa d’água de 1000 litros.
  8. Espalhe a solução nas paredes e fundo da caixa d’água com uma broxa ou pano. Aguarde por 30 minutos.
  9. Enxágue a caixa d’água com água corrente, retirando todo o resíduo de desinfetante.
  10. Esgote toda a água acumulada.
  11. Encha a caixa d’água.