15 lugares da sua casa para checar antes do verão

Está chegando a estação mais quente do ano. Será que a sua casa está pronta para receber o verão? Veja estas dicas de coisas que você precisa lembrar de verificar para evitar surpresas futuras.

Ar-condicionado

Se o seu ar-condicionado está desligado há muito tempo, é hora de verificar se ele ainda está funcionando. Caso não esteja, você tem tempo para consertar antes dos dias quentes chegarem.

ar-condicionado

Roupas de praia

Onde estão suas toalhas e outras roupas de praia? Chegou a hora de tirá-las de lá e lavá-las. Você não vai querer passar os primeiros dias de verão com aquele cheirinho de guarda-roupa, né?!

roupas de praia

Infiltrações

Atrás dos móveis, quadros e outros cantinhos escondidos do lar são lugares propícios para surgirem infiltrações durante os períodos de chuva. Aproveite a limpeza da casa para verificar e consertar.

infiltrações

Frestas de portas e janelas

Feche todas as janelas e portas e passe a mão para checar se existe alguma fresta deixando o ar escapar. Conserte essas áreas para evitar que o ar-condicionado escape.

entrada de ar

Calhas

Aproveite o próximo dia de chuva para conferir se o sistema de calhas está drenando a água corretamente.

chuva

Filtro da geladeira

Com as altas temperaturas, é provável que o gelo se transforme em água, mesmo com a temperatura da geladeira regulada. O ideal é realizar a troca do filtro para se livrar desse problema.

geladeira

Jardim

Não só a estética da casa é beneficiada, mas você ainda tira um tempo para uma atividade relaxante e saudável.

jardinagem

Tapetes

O pó acumulado pode causar alergias. Faça uma limpeza geral nos tapetes de casa. Se possível, mande-os para uma lavagem profissional. Se não, lembre-se de aspirá-los com filtro Hepa (High Efficiency Particulate Arrestance).

tapete

Janelas

Durante o inverno, provavelmente, poeira e sujeiras acumularam-se na janela. Chegou a hora de se livrar dessas visitas indesejadas. Elas podem atrapalhar a entrada de luz natural no lar.

janela

Mangueiras

Confira se as mangueiras estão funcionando corretamente. Pode ser que, nesse tempo sem uso, algum animal tenha furado ou esteja entupida.

mangueira

Ventiladores de teto

Assim, como acontece com os tapetes, o pó acumulado pelo tempo que os ventiladores ficaram parados pode causar alergias. Faça uma limpeza completa neles antes de voltar a ligá-los.

ventilador

Piscina

É preciso fazer uma manutenção atenciosa na piscina. Confira se há rachaduras nas bordas, se as telas estão bem conservadas e se o filtro de limpeza está funcionando corretamente.

piscina

Regadores

Se o seu jardim tem regadores instalados é importante testá-los.

regador instalado

Telas de proteção

Cheque se as telas de proteção contra insetos das janelas e portas estão em perfeito estado. O verão é uma delícia, mas os mosquitos que vêm junto com ele não são bem-vindos em nosso lar.

tela de proteção

Quarto de hóspedes

Você mora em cidade com praia? Então, provavelmente, deve receber familiares e amigos no verão. Por isso, aproveite para limpar o quarto de hóspedes e deixá-lo pronto para as visitas.

quarto