Controle de luz, portaria, ar condicionado e até cortinas de casa podem ser feitos pelo seu celular ou tablet

Ambiente Home Theater, da Casa Cor Mato Grosso

Sim! Você já pode controlar as luzes, cortinas, ar-condicionado e até fechaduras de casa pelo smartphone, mesmo quando está fora de casa, e a tecnologia para isso é mais acessível do que você pode imaginar.

O que antes era reservado a um pequeno público e com custo inacessível para grande parte da população, começa a atender mercados mais amplos, com preços mais atraentes, e esses produtos ainda ajudam na economia de energia elétrica.

Isso foi demonstrado no ambiente Home Theater, da mostra Casa Cor Mato Grosso, apresentada pela arquiteta Aline Luccine.

Em uma casa moderna, tudo está conectado e para garantir a funcionalidade dos produtos de alta tecnologia, a internet deve ser rápida para que a pessoa consiga executar todos os aparelhos necessários de forma satisfatória.

— Daniel Lacreta, gerente geral da NET em Mato Grosso.

O ambiente foi construído em parceria com a NET, para que os produtos funcionem perfeitamente. A exposição pode ser vista entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro no Várzea Grande Shopping, em Várzea Grande, na 11ª edição da Casa Cor em Mato Grosso.

Ambiente controlado por dispositivos móveis

Além da praticidade, a ideia também é economizar, já que com os dispositivos o dono da casa consegue controlar o consumo de energia elétrica, por otimizar o uso de luz, ar-condicionado, cortinas e até fechaduras eletrônicas nos ambientes da casa, que podem ser programados de acordo com fatores como o tempo de permanência no ambiente, clima, tipo de evento, entre outros. Com o auxílio da internet e dos smartphones e tablets, o controle acontece mesmo quando a pessoa não está em casa.