Você não pode se esquecer da limpeza e manutenção periódica do ar-condicionado

Um período prolongado de calor pode fazer com que você se esqueça de fazer a limpeza e higienização do sistema de ar condicionado. Além de prejudicar o desempenho e durabilidade dos aparelhos, isso traz riscos à saúde.

Cultura de fungos
Fungos e bactérias, além de ácaros, poeira, poluição e até insetos mortos, causam problemas de saúde quando inalados.

O ar ao nosso redor está cheio de micro-organismos causadores de doenças, que podem se acumular nos aparelhos de ar condicionado. Quando inalados, estes micróbios alojam-se ao longo das vias respiratórias e pulmões. As crianças e idosos estão mais sujeitos a estes riscos devido à baixa resistência.

Você pode não perceber, mas está sempre acompanhado. E não por entes mágicos, como anjos, fadinhas, gnomos e duendes. As criaturas invisíveis que ficam o tempo todo flutuando ao seu redor pertencem ao mundo real. São bactérias, fungos e vírus saídos do seu nariz, do nariz do seu vizinho ou do jardim ali em frente. São tão leves que se uma brisa mais forte pegá-los de jeito chegam a subir uns 30 metros. (…) Além dos micróbios, existe um farto lixo orgânico bombardeando seu rosto constantemente: micro pedaços de pelo, de asas de insetos e até fezes de ácaro. Isso mesmo. Esses parentes da aranha, acusados de ser grandes causadores de alergia, dificilmente saem das roupas, dos travesseiros e dos tapetes. “O que mais sobe no ar são as fezes deles”, conta a alergologista Maria Cândida Rizzo, da Universidade Federal de São Paulo. E esses cocozinhos causam mais problemas alérgicos do que os próprios bichos.

Super Interessante em 02/06/2016

Todas as impurezas contidas no ar que respiramos se acumulam no sistema de ar condicionado, que é um sistema fechado onde toda essa sujeira encontra lugar em pequenos orifícios e canaletas. Além disso, o ar-condicionado é um sistema úmido, local ideal para a proliferação desses micro-organismos. A única forma de evitar esse problema é fazer corretamente a manutenção preventiva e higienização de todo o sistema de ar condicionado.

Limpeza de filtro
O filtro, que fica na parte da frente do ar condicionado residencial pode ser lavado em casa, pelo menos uma vez por mês, em água corrente.

A limpeza e higienização de ar condicionado deve ser feita por técnicos especializados pelo menos uma vez por ano. É necessário limpar o filtro, a serpentina, a bandeja de água, que depois que seca vira bolor, e o ventilador.