A chegada do outono pede a limpeza (ou a manutenção) do ar-condicionado

A estação mais quente do ano está terminando, e a frequência de uso do aparelho de ar condicionado tende a diminuir (será?). A limpeza e a manutenção do seu ar-condicionado, neste momento, além de garantir economia de energia, serve para evitar problemas de saúde futuros.

Os filtros do aparelho são os principais prejudicados quando você se esquece de realizar a limpeza adequada. Com o acúmulo de impurezas, eles acabam liberando partículas de pó, ácaros e bactérias no ambiente.

Filtro de ar-condicionado

Em todos os casos, sempre é recomendado que você solicite um serviço profissional para uma limpeza mais profunda, pelo menos a cada 2 meses.

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

Ar-condicionado split

Uma das mais populares atualmente, a tecnologia consiste na divisão do ar-condicionado em duas partes: a condensadora, instalada na parte externa, e a evaporadora, que, por sua vez, fica no ambiente interno. Ar-condicionados split destacam-se até mesmo em ambientes amplos que precisam de maior ventilação.

Esquema: ar-condicionado split

Modelos de ar-condicionado split

Ar-condicionado split inverter

INVERTER

Ar-condicionado split piso teto

PISO TETO

Ar-condicionado split cassete

CASSETE

O ar-condicionado split precisa de manutenção preventiva para garantir seu melhor desempenho e evitar problemas em seu funcionamento. Uma limpeza de rotina pode ser feita com um pano umedecido. Os filtros devem ser limpos regularmente com a ajuda de um aspirador de pó ou uma mistura de detergente e água morna.

Limpeza do filtro com água

Deixe as peças secarem naturalmente, mas sem exposição ao sol.

Não se esqueça de conferir o manual de instruções para desmontar e remontar o aparelho, e, caso tenha muita dificuldade em fazê-lo, solicite a ajuda de um profissional.

Ar-condicionado portátil

Para quem conta com menos espaço, o ar-condicionado portátil pode ser de grande ajuda. Fácil de acomodar e dispensa instalação. O custo baixo também é um atrativo.

Ar-condicionado portátil

Diferentemente do ar-condicionado split, o modelo portátil possui duas unidades: a condensadora e a evaporadora. Entretanto, sua manutenção é muito semelhante e baseia-se, principalmente, na limpeza do filtro com aspirador ou, quando necessário, detergente e água.

Ar-condicionado de janela

Ar-condicionado de parede

Menos potente, porém mais barato e fácil de instalar. Seu processo de limpeza é igual ao dos outros modelos, mas existem produtos de limpeza próprios para este modelo. Com a ajuda de um pulverizador, o produto deixará todas as peças de alumínio limpas e brilhantes.

Na dúvida, consulte sempre um profissional.