Economize na conta da energia elétrica nas férias

A casa está cheia, crianças de férias e muitos familiares para as festas. Alguns até ficam pra dormir. Estamos no verão, e não dá pra dormir sem o ar-condicionado ligado. Tudo isso contribui para o aumento no consumo de energia elétrica. Além de todas as despesas de fim de ano, você tem que se preocupar com a conta de luz. Algumas medidas simples e mudanças de hábitos ajudam a economizar dinheiro evitando desperdício de eletricidade.

Férias de verão

Se você recebe muitas visitas no fim do ano, seu maior problema é a hora do banho. O ideal é deixar a temperatura do chuveiro no Verão ou desligada.

Cozinha

A geladeira funciona cerca de 12 horas por dia, porque ela desliga quando atinge a temperatura correta. Além de evitar abrir e fechar a porta constantemente, é importante regular a temperatura do aparelho adequadamente. Se a geladeira não estiver muito cheia, regule o termostato para resfriar menos.

geladeira
  1. Instale o eletrodoméstico em um lugar bem ventilado. Assim ele não precisará de tanta energia para resfriar, como precisaria se estivesse em um lugar abafado.

  2. Evite colocar a geladeira perto do fogão, aquecedor ou áreas em que bate muito sol. Pelo mesmo motivo: a geladeira precisará de mais energia para resfriar.

  3. Não abra a porta sem necessidade ou várias vezes por dia. Uma dica é juntar tudo que precisa ser guardado e abrir a geladeira apenas uma vez.

  4. Não guarde alimentos e líquidos ainda quentes. Espere um pouquinho até esfriar.

  5. Regule a temperatura do aparelho. No inverno, o termostato não precisa estar tão baixo quanto no verão para manter os alimentos resfriados.

  6. Não use as serpentinas que ficam atrás da geladeira para secar panos e roupas.

  7. Não forre as prateleiras com panos e plásticos, pois isso dificulta a passagem do ar frio entre os alimentos.

  8. Verifique se a borracha da porta não está velha. Se a geladeira não estiver fechando direito, é sinal de que está na hora de trocar. E isso vai consumir mais energia.

  9. Faça o degelo do freezer periodicamente, para que o gelo acumulado não impeça a passagem do ar.

Eletrônicos

Sabe aquela luz vermelha nos aparelhos, que fica acesa o tempo todo? A função stand by, que mantém os aparelhos em espera, pode te custar até 12% do consumo total da casa. Todos os dispositivos elétricos devem ser retirados da tomada quando não estiverem em uso.

Tempo quente

ar-condicionado

Ar-condicionados, climatizadores e ventiladores tendem a ficar mais tempo ligados durante as férias. Neste caso, é preciso ter atenção com a limpeza dos filtros e a temperatura. Quanto mais baixa a temperatura, mais tempo o compressor trabalha. Na hora de dormir, por exemplo, 23º ou 24º são ideais e permitem que o aparelho desligue sozinho durante a noite. Outra opção é programar para desligar definitivamente durante a madrugada, que é mais fria. Além disso, nos dias de chuva o uso do ar-condicionado pode ser evitado.

Veja mais dicas de uso do ar-condicionado e economia de energia.

Segurança

Além da economia, é preciso se atentar à segurança. A medida mais importante é não ligar muitos aparelhos na mesma tomada para evitar sobrecarga ou curto-circuito. Manter os cabos organizados e devidamente escondidos também é importante para evitar tropeços ou danos aos cabos e equipamentos.

tomada